Revista O Empresário / Número 126 · Dezembro de 2008
Os que as pessoas que estudam os bem sucedidos aprenderam:
1 - Não existe sucesso sem trabalho duro por toda a vida. O gênio que alcança glória e fortuna sem esforço é lenda urbana. Mozart, Einstein, Bill gates: todos perfeccionistas obsessivos.
2 - O entorno é que define. Não existe sucesso sem apoio da família ou de uma comunidade. Um homem ou uma mulher sozinhos não vão a lugar nenhum. Isso foi verdade para Pelé e para Machado de Assis.
3 - É de pequeno que se torce o pepino, não é? A adversidade na infância ou a noção de valor aprendida com pais austeros é uma presença constante na história dos homens de sucesso. Mimados não vão longe, parece.
4 - Aprática que produz excelência leva tempo. antes de aparecer para o público, artistas, esportistas e cientistas passam anos no anonimato, construindo. Ao estourar, em 1964, os Beatles já tinham sete anos de existência e 1.200 apresentações no currículo.
5 - Tenacidade. Quem conhece o temperamento dos vencedores diz que eles não se abatem com facilidade. Distinguem-se por seguir em frente apesar das (inevitáveis) decepções. Lembra o sujeito que perdeu três eleições e hoje é presidente do Brasil?