Revista O Empresário / Número 126 · Dezembro de 2008
Compatibilidade de valores: Avaliar se existe empatia com os valores e com o ramo de negócio da empresa em foco é a primeira das questões a ser considerada. O choque de valores e cultura causa insatisfação e pode levar ao desligamento precipitado.
Setor: É importante saber se o segmento ao qual a empresa pertence está em ascenção ou crise. Afinal, as chances de haver reduções de quadro são maiores se a empresa pertencer a um setor estagnado ou em decadência. É importante, também, saber se a empresa costuma passar por constantes reestruturações.
Área contratante: Analisar se a área para a qual o profissional está sendo contratado é estratégica para a empresa. Em casos de mudanças,as possibilidades de cortes e de terceirização são maiores.
Ambiente: A entrevista é uma boa oportunidade para sentir como é o clima da organização e como funciona a relação do futuro chefe com a equipe.
Manutenção do emprego: Verifique se a empresa costuma manter seus empregados por muito tempo ou se a rotatividade é muito alta.
Desafios e responsabilidades: Verifique se as responsabilidades inerentes ao trabalho são compatíveis com sua capacidade. Certifique-se de que não irá assumir desafios além de suas competências, o que pode resultar em projetos inconclusos e até dispensa, ou que os desafios não são muito pequenos, o que pode causar insatisfação.
Felicidade no trabalho: Tentar vislumbrar se a empresa oferece condições para que você se sinta realizado na função que desempenha também é muito importante. Sentir-se feliz no ambiente de trabalho, muitas vezes, tem peso maior do que o do alto salário.