Revista O Empresário / Número 126 · Dezembro de 2008
Antes de reclamar ou questionar alguma decisão, tente reduzir a carga emocional da sua análise. Você pode transferir uma implicância pessoal para um assunto que merecia apenas uma crítica racional, invaliando seu argumento.
Não deixe o problema crescer
Em vez de ficar remoendo a sua crítica - ou pior, transformá-la em fofoca -, procure o seu chefe e exponha o seu ponto de vista.
Conheça o interlocutor
Há várias maneiras de dizer a mesma coisa. Por isso, a sua fala deve considerar o outro, imagine de que forma o seu interlocutor vai receber aquela crítica e, a partir daí, treine seu discurso para evitar um mal entendido.
Conheça seus limites
Rever uma opinão ou reconhecer a razão no outro é sinal de maturidade, não de fraqueza. Por isso, não se envergonhe em admitir que estava enganado. Por outro lado, se o resultado dos debates nunca o agradar, é melhor rever se o seu lugar é mesmo nessa empresa.