Revista O Empresário / Número 93 · Janeiro de 2006
Todos os dias vendedores passam por situações indesejáveis e com poder de destruição de menor gravidade. Algumas acontecem sem que eles imaginem o tamanho do impacto negativo ou da grosseria que é . Vamos ver situações muito comuns e as recomendações para evitá-las:
1- Deixar o telefone celular ligado durante a reunião
Ao tocar, quebra o clima da entrevista e pode, de fato, interromper o fluxo positivo da negociação. Além de ser um aclamado ato de desrespeito à atenção merecida do cliente, é má educação mesmo.
Recomendação - Sempre deixe seu celular desligado ou na opção mudo. Nunca atenda e se por acaso tiver esquecido o telefone ligado, desligue-o imediatamente. Todas as desculpas de necessidade, não servem para quem quer ser eficaz.
2- Não saber o nome do cliente ou, ainda pior, trocar o nome
É sinônimo de desatenção ou desinteresse pelo contrato. Nas propostas escritas, errar o nome da empresa ou a grafia do nome do contato tem o mesmo efeito negativo.
Recomendação- Levante os nomes corretos antes das entrevistas, anote-os. Para o nome da empresa, axite a internet para ajudá-lo na consulta. Dedique-se a gravar nomes de contatos. Existem técnicas de memorização para os que têm mais dificuldades. Mantenha seu arquivo de telefones com os nomes completos dos contatos.
3- Erros grosseiros nas comunicações escritas
Na linguagenm falada até se tolera erros, mas nas escrita parece ser ignorância mesmo.
Recomendação - Tenha sempre o cuidado de revisar o e-mail, carta ou proposta toda. Use os recursos de corretor ortográfico e gramatical do computador. De preferência, peça a outra pessoa para revisar.
4- Nas propostas escritas, trocar propostas ao anexar no e-mail
Pode revelar para terceiros interessados e concorrentes dados uns aos outros. Isso mostra desleixo com os dados dos clientes.
5- Fazer comentários de dados confidenciais
Fazer comentários de dados confidenciais de um concorrente ao outro quando as informações foram obtidas nas relações de negócios de sua empresa - Embora pareça estar ganhando o cliente por ter dado uma informação valiosa, na verdade está enterrando a própria confiabilidade. Recomendação - Só tem uma palavra que cabe: Jamais!
6 - Fazer comentários desabonadores
Fazer comentários desabonadores à chefia de algum contato, especialmente quando há finalidade de se beneficiar com a desqualificação dele - Geralmente termina mal para o indiscreto vendedor.
Recomendação - A melhor atitude é nunca protagonizar esse tipo de acontecimento. Quando for necessário, as acusações precisam ser provadas, mesmo que indiretamente.
7 - Comentários indiscretos com conotações sexuais sobre pessoa da empresa
Quem está ouvindo pode ter alguma relação com a pessoa em questão, isso também cria uma imagem ruim para o indiscreto.
Recomendação - Indiscrições pessoais, jamais. Na tentativa de fazer uma conversa ficar boa, corre-se um risco enorme de passar vergonha ou de estragar um bom relacionamento com o contato. É um potencial gigantesco de confusões. As ligações pessoais nas empresas são muito difíceis de se decifrar.
8 - Fazer visitas inúteis
No caso de grandes empresas, visitar a alta diretoria ou a presidência sem uma razão razoável para fazê-lo - Mesmo que seja pedido e acompanhado de uma diretoria, é erro por falta de proporção ou de oportunidade utilizar mal o tempo alheio.
Recomendação - Verifique se os assuntos que vai tratar são da alçada de quem vai visitar. Nas grandes empresas, os assuntos operacionais raramente chegam ao presidente. Os dirigentes normalmente têm uma agenda muito apertada e ao depararem com um encontro vazio de interesse, depreciam quem o proporcionou.