1. A margem de lucro
Na hora de calcular a margem de lucro dos produtos da sua empresa, é preciso considerar os custos fixos operacionais que o preço de venda deve cobrir. Para se chegar à margem líquida, é preciso subtrair os custos do valor da receita líquida e dividir pela mesma receita líquida. Quanto maior for o índice, melhor. O crescimento dos custos fixos é comum, mas não é recomendável que ele cresça.
2. Nível de endividamento
O pequeno empresário precisa avaliar periodicamente os custos dos empréstimos. Avaliar como ele variou do ano passado para esse período e tomar atitudes para que ele fique decrescente. O ideal é parar de pagar juros. Os indicadores de liquidez são informações importantes para bancos e fornecedores. A liquidez geral de uma empresa pode ser calculada pelo ativo circulante mais realizável a longo prazo dividindo pelo capital passivo. “Isso mostra o quanto a empresa possui para cada real de dívida. Acima de um mostra que a empresa pode facilmente quitar suas dívidas.
3. O retorno sobre investimento (ROI)
Para que o planejamento do negócio seja eficaz, o ROI é um indicador importante. Ao saber da perspectiva de crescimento da empresa, o empresário saberá a rentabilidade do negócio a médio prazo. A sua empresa está rendendo? Por ano, o empreendimento tem que render 15% do dinheiro que lucrou versus aquilo que ele investiu. Caso contrário, é preciso rever o que está sugando as finanças.
4. Giro de estoque
Dedique um tempo para calcular o giro. Ele é calculado pelos custos dos produtos vendidos dividido pelo estoque e mostra quantas vezes o estoque está sendo vendido. Quanto maior o indicador, melhor. O acúmulo de mercadorias equivalentes a dinheiro parado no estoque pode desequilibrar a gestão financeira da empresa. Não sobrar produtos é tão importante quanto não faltar.
5. Clima organizacional
A satisfação da sua equipe de funcionários também é um indicador de como foi o ano da empresa. Se o tempo de permanência de uma pessoa na equipe não ultrapassar dois meses, significa que o empresário não está conseguindo reter a mão-de-obra.
Para ter continuidade do negócio, é preciso um comprometimento da equipe. Como seus colaboradores encaram a sua empresa? Um ambiente agradável é propício para que os funcionários cresçam profissionalmente e é indicador importante de ser avaliado.