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Revista O Empresário / Número 176 · Março de 2013



Em vez de adotar cardápios extensos e diversificados, uma nova safra de restaurantes decidiu oferecer aos clientes apenas as variações de uma mesma receita. Em alguns casos, o menu se resume a um único prato. Dessa forma, as empresas conseguem estabelecer uma boa relação com os fornecedores, ganham produtividade e ainda se diferenciam da concorrência.

A idéia não é nova. Churrascarias, pizzarias e, recentemente, temakerias a até iogurteiras são exemplos de como essa estratégia pode funcionar e se popularizar. Mas o acirramento da concorrência tem feito os empresários buscarem opções menos convencionais ao montarem seus cardápios. As bruschettas, por exemplo, ganharam status de prato principal. As fatias de pão, cobertas com molho e queijo, costumam ser servidas como entrada em restaurantes italianos. Por ser uma comida leve, a bruschetta combina bem com o clima do Brasil e serve de acompanhamento para um chope ou outro drink. Por ter um conceito diferente, os próprios clientes comentam com os amigos sobre o restaurante e divulgam essa novidade.

Ao trabalhar com poucos ingredientes, o restaurante também consegue ter um desperdício baixo e uma alta produtividade. Os pratos demoram poucos minutos para ficarem prontos. Para amenizar os riscos, as empresas devem desenvolver uma boa relação com os fornecedores e destacar sempre as vantagens dessa parceria.

Assim, quando houver alteração no preço, haverá mais espaço para negociações. Outra alternativa é fazer parte de toda a cadeia produtiva. O restaurante pode se tornar um pequeno produtor do seu ingrediente principal ou até mesmo virar sócio de uma empresa que fabrique esse produto. Pense em uma alternativa, tais como omelete e brigadeiros e vá a luta.
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