- Um estudo inédito do SAX (www.saxbr.com) revelou que a feira livre é o lugar onde o consumidor encontra maior satisfação com o atendimento. No outro extremo, as operadoras de telefonia foram consideradas as piores nas experiências de consumo. No caso dos supermercados, por exemplo, 59% dos entrevistados consideraram o atendimento deles o mais impessoal entre os investigados. Lojas de roupas, farmácias, padarias, bancos, lojas de eletroeletrônicos e shoppings estão entre os investigados.
Relacionamento pessoal é a melhor forma de captar cliente
- Quase 60% das empresas afirmam que participam de eventos e feiras setoriais com a intenção de prospectar clientes. A análise elaborada pelo Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) apontou que os contatos pessoais ainda são os meios mais utilizados pelas empresas para a conquista de novos clientes no segmento B2B (business to business). Segundo os executivos que responderam à pesquisa, os contatos telefônicos, as presenças em eventos setoriais e o disparo de e-mail marketing são as principais estratégias. Mais da metade (57%) afirmou que participa de feiras e eventos setoriais com o propósito de buscar novos clientes. Além disso, 49% das companhias afirmaram efetuar o contato por telefone ou ter contratado uma empresa terceirizada (call center) para a execução do serviço. A pesquisa foi aplicada em julho/2012 e ouviu líderes (diretores e gerentes) da área de marketing e inteligência de mercado.