A intenção de consumo da classe média acelerou o ritmo no começo do ano, segundo levantamento da Fecomércio-RJ/Ipsos Hábitos Consumo Brasileiro. O percentual de consumidores da classe C dispostos a consumir mais este ano ante o ano anterior, subiu para 24% em janeiro de 2012, ante 15% em igual mês de 2011, maior avanço entre as faixas de renda pesquisadas. Enquanto nas classes A/B essa fatia subiu de 25% para 29%, nas famílias D/E cresceu de 13% para 15%. A pesquisa ouviu mil entrevistados em 70 cidades do País. Deste total, 23% sinalizaram interesse em gastar mais este ano, ante 17% em 2011, impulsionados pela classe C.
O maior interesse da classe média em compras também ajudou a impulsionar o gasto médio do brasileiro com alimentação, higiene e limpeza, que cresceu 14,5% no período, de R$ 365,54 para R$ 418,56, em valores atualizados. “Este movimento de maior ímpeto de consumo da classe C não é novidade, mas realmente houve um avanço expressivo no início deste ano”, afirmou o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos.
Entre as prioridades de consumo, o destaque na pesquisa foi reforma de casa, lembrado por 28% dos consumidores da classe C, ante 17% em janeiro de 2011.