Revista O Empresário / Número 172 · Novembro de 2012
Uma velha história conta qual foi o resultado de uma sindicância instaurada em algum ponto da França, no início do século 19.
Ao passar por uma aldeia, Napoleão Bonaparte ficara indignado porque os sinos da igreja local não repicaram em sua homenagem, como era de praxe. Imediatamente, mandou instaurar um inquérito para apurar responsabilidades.
Os mais velhos do lugar se reuniram e apresentaram uma longa exposição de motivos para tentar explicar por que não acontecera o que deveria ter ocorrido. A lista começava com a informação de que o sacristão estava doente e, sendo assim, se encontrava impedido de cumprir suas funções.
E prosseguia: a escada de madeira que dava acesso ao campanário estava deteriorada e nela faltavam alguns degraus; havia cinco anos, a cordinha do sino tinha sido danificada e, dois anos depois, o sino perdera o badalo... a relação se estendia por mais e mais explicações. A última delas de que não existia mais sino, por impossibilidade de uso, tinha sido removido.
Cuidado para a sua empresa não chegar a este estágio. Seus clientes ficarão indignados como Napleão