Revista O Empresário / Número 172 · Novembro de 2012
O especialista Jim Meisenheimer, mostra o motivo da queda de muitas companhias.
1. Falta de adaptação ou incapacidade de aceitar novas ideias e formas de fazer as coisas.
2. Não ser autêntica, ou seja, tentar ser igual e copiar o que os outros estão fazendo. Falta de personalidade e de diferenciação no mundo empresarial mata.
3. Falta de comprometimento. Existe uma diferença imensa entre estar 99% e 100% de comprometimento com alguma coisa.
4.Falta de emoção. Ralph Waldo Emerson disse: “nunca nada grandioso foi conquistado sem entusiasmo”. Paixão é um dos pré-requisitos do sucesso.
5. Não ser convincente. Toda empresa tem uma história para contar aos seus clientes sobre por que eles deviam preferi-la à concorrência. Quando a empresa não tem essa história ou não sabe contá-la direito, quebra.
6. Falta de alegria. Nada afunda mais rápido uma empresa do que a falta de alegria da equipe, tanto no relacionamento interno quanto com clientes. Empresas mal-humoradas raramente prosperam.
7. Falta de segurança. Se você não tem certeza de algo, não espere que os clientes tenham.
8. Falta de objetivos claros. Empresas que prosperam, sabem exatamente o que querem e para onde estão indo.
9. Falta de profissionalismo. Se o mercado muda e novos conhecimentos, processos e novas ferramentas surgem, vence quem aprende mais rapidamente a aumentar sua eficiência com o que existe de novo.
10. Falta de consistência. Como diria Jim Collins, “o maior sinal de mediocridade é a inconsistência”. Começa-se uma coisa, depois outra e nenhuma delas é realmente finalizada. Empresas de sucesso são consistentes.
E você, o que colocaria na lista de causas de fracasso das empresas?