Revista O Empresário / Número 172 · Novembro de 2012
O impacto de uma liderança mal preparada é grande para o desenvolvimento das organizações. De acordo com os manuais de gestão de pessoas, uma das principais funções dos líderes é formar outros líderes. Portanto, uma liderança que não serve de exemplo é uma barreira para a sucessão. “Sem ter em quem se espelhar, o profissional perde as referências para dar os próximos passos no seu desenvolvimento. Frequentes vezes ouvimos gestores que saíram das empresas onde estavam, por olhar para cima e não enxergar alguém com visão, alguém que o inspirasse e o puxasse para cima”.
O presidente da consultoria Empreenda, César Souza diz que os profissionais têm de buscar se capacitar como líderes. “As pessoas têm de tentar descobrir o líder que existe nelas. Olhar para seus pontos fracos, e desenvolvê-los. O líder antes de pretender liderar os outros deve aprender a liderar a si”, aponta. Para Souza não basta que o profissional vá buscar novas ferramentas e técnicas em cursos de formação. “Isso não aumenta a empregabilidade e não é o que o mercado precisa. Mais que um técnico competente ele procurar quem seja capaz de assumir responsabilidade de liderar.
Quem seja capaz de influenciar as pessoas e inspirá-las para trabalhar em prol dos objetivos que foram definidos pelo próprio líder. É para isso que as pessoas devem se revoltar”, diz. Em um de seus livros, Souza descreve o que chama de as cinco forças de um líder. A primeira delas é capacidade de construir uma causa, um propósito juntamente com a equipe. A segunda é identificar três potenciais sucessores e se comprometer com o seu desenvolvimento, criando um ambiente em que essas pessoas possam desenvolver o líder que existe nelas. A terceira diz respeito ao que Souza chama de liderança 360 graus. Ela consiste em identificar oportunidade de liderar além das paredes da empresa ou além do departamento do qual faz parte. A Penúltima foca, de acordo com o consultor, é a capacidade de obter resultados além dos esperados e, a última, é listar cinco valores e agir de forma coerente para assim liderar pelo carisma.