O site do Tesouro tem uma calculadora em que é possível simular seus investimentos utilizando os vários títulos. Você pode usar essa ferramenta para formar sua opinião a respeito do melhor título para seu prazo, seu objetivo e sua capacidade de poupança mensal.
Ela está disponível no endereço http://simuladortesourodireito.cblc.como.br.
É importante chamar a atenção para a necessidade de uma boa pesquisa, caso você escolha investir por meio de uma corretora. Se a taxa de administração cobrada for muito alta, você corre o risco de ter ganhos inferiores aos da poupança nos próximos meses.
Na página do Tesouro há um ranking com o valor cobrado por cada uma delas.
COMO OS FUNDOS FUNCIONAM - O que é taxa de administração
* Tarifa anual cobrada pelo banco ou gestor para “administrar” o dinheiro do cotista.
Como é bilhetada
* Incide sobre valor aplicado
Ex.: R$ 100 mil aplicado em fundo com taxa de 1% ao ano terá descontado R$ 1 mil após 365 dias (não sobre o rendimento, como o IR) e é descontada todos os dias, na proporção de 1/365. Exemplo do fundo DI com taxa de administração de 1%
Conta: Selic de 9% - 1% de taxa = 8% de ganho bruto.
Situações de resgate
Antes de 6 meses, com IR de 22,5% 8% - 1,8% (22,5% do ganho) = 6,20% de ganho líquido Fonte: Anefac
INVESTIMENTO EM FUNDOS - O que é
* O cliente compra cotas e passa a ser um dos “donos” do fundo. Na prática, funciona como o condomínio de um prédio: custos e benefícios do investimento coletivo são divididos entre os cotistas.
PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDO
Renda fixa
* Investe em títulos que representam a dívida do governo ou de empresas, pagando juros.
Subtipos
* Pós-fixado: rende juros flutuantes de acordo com o negociado pelos grandes investidores no mercado. Ex.: fundos DI * Prefixado: rende taxas fixas, de acordo com o cenário no momento da compra do título. Ex.: fundos de renda fixa.
Risco: calote do governo ou das empresas, que podem não quitar o débito.
RENDA VARIÁVEL
* Investe em ações, moedas e contratos financeiros (derivativos) que variam de acordo com o cenário mais provável de lucros projetados para empresa ou do contrato
Subtipos
* Ações passivo: segue um índice como o Ibovespa, principal termômetro dos negócios na Bolsa brasileira, ou setorial (energia, construção, telecom etc.)
* Ações ativo: gestores decidem os investimentos
Risco: empresa pode não entregar a projeção de ganho por problemas administrativos, legais e outros.
MULTIMERCADOS
* São livres para aplicar em renda fixa e variável, de acordo com sua política de investimento. Alguns podem emprestar dinheiro no mercado para fazer investimento – chamados alavancados.