1. Encontre um benchmarking - Ou, melhor ainda, encontre um mentor que esteja disposto a dividir experiências e conselhos com você.
2. Livre-se do peso extra - Se a sua empresa está crescendo rapidamente, lhe dá uma oportunidade única: você pode se livrar de seus piores clientes. Todos os negócios têm a sua parte de cliente ruins. São aqueles que ligam todos os dias para reclamar ou que constantemente pedem por mais descontos. Alguns são clientes que você mesmo acostumou mal: no começo, quando não entrava muito dinheiro na empresa, fez-se acordos que não deveriam ter sido feitos. Fale com eles, mencione as novas políticas e, se não houver acordo, rompa o relacionamento comercial.
3. Aprenda a delegar - No começo é natural que o empreendedor tenha de fazer tudo sozinho. Com o tempo, a empresa cresce, mas é difícil se livrar dos velhos hábitos. Lute contra isso. Busque pessoas qualificadas que possam assumir as funções do dia e concentre-se no que é mais importante: fazer com que sua empresa continue a crescer.
4. Contrate funcionários virtuais - Ou seja, pessoas que trabalham em casa ou na rua. Afinal, você ainda não tem condições de investir muito dinheiro em uma sede gigantesca com espaço para todos os funcionários. Se puder, mantenha pessoas trabalhando para você, mas em outros lugares. Evitar um aumento de custo fixo faz toda a diferença para empresa em crescimento.
5. Pense em contratar alguém da concorrência - Vamos ser práticos, existem pessoas por aí que entendem muito do negócio no qual sua empresa está. Talvez entendam até um pouco mais do que você. Se a sua empresa está crescendo rapidamente, você quer as melhores pessoas para ajudá-lo – e essas pessoas estão, no momento, trabalhando para seus concorrentes e muitas delas estão insatisfeitas, é só dar uma checada no Facebook ou no Twitter desses profissionais, os sinais de descontentamento, muitas vezes, são claros. Apenas tenha em mente que tirar um bom funcionário do concorrente, geralmente, tem seu custo. Principalmente se você estiver tentando fazer sua empresa crescer “abaixo do radar”, a partir do momento que convencer um campeão a trocar de lado, não há mais volta. Você será arrastado para o ringue de luta com seus concorrentes maiores. Prepare-se.
6. Saiba onde está pisando - Nem todo mundo quer uma empresa que cresça rápido. Muitos empreendedores ficam satisfeitos quando a “empresinha” atingir certo tamanho: “Tiro um dinheirinho todo mês e não preciso de mais funcionários e clientes para trazerem problemas e ocupar meus raros momentos livres, sabe?”. Outros, precisam de tempo para estruturar melhor o negócio e também para pensar como médio empresário.