Nuvens pairam sobre o mundo do cartão de crédito. Após anos de crescimento exuberante, o setor sofre cada vez mais com um problema que tira o sono de muita gente: o calote. Em tempos de economia vacilante, brasileiros nunca estiveram tão enrolados com as faturas, e a inadimplência atingiu 27,3% em abril, nível mais alto para o mês na série histórica do Banco Central.
Se o critério for mais rígido e também levar em conta quem atrasou o pagamento do extrato de 15 a 89 dias, o número de consumidores com problemas salta para 38,8%. São R$ 14,6 bilhões que não entraram nos cofres dos bancos.
Descontrole financeiro, super endividamento e perda de renda são apontados como as causas do problema. É sinal de que consumidores comprometeram parte muito grande da renda.
Os motivos extrapolam os problemas pessoais. Clientes compram mais porque acreditam que o ganho de renda dos últimos anos vai se repetir. Ninguém pensa que a crise pode tirar o emprego ou estancar a renda.
Há um terceiro motivo mais recente: consumidores podem estar sendo, erroneamente, incentivados a usar o cartão mais que o necessário. O esforço do governo em dizer que o juro caiu, pode estar fazendo com que muitos usem mais. O juro caiu em algumas linhas, mas quase nada no cartão.
Consulte sempre o SPC-Cambuí, seu cliente pode estar com problemas no cartão.