Revista O Empresário / Número 158 · Setembro de 2011
Desencantados com as metodologias tradicionais, Jason Fried e David Heinemeier Hansson, fundadores da 37signals, empresa de software de colaboração online, decidiram escrever um manifesto sobre a maneira mais fácil de obter sucesso sem seguir convenções. Ignore o mundo real. Se a primeira coisa que escuta quando uma nova ideia é “nunca funcionará no mundo real”, ignore. Habitantes do “mundo real” sempre dirão que seus planos são impossíveis, porque não toleram o otimismo. Mundo real não é um local, é uma desculpa.
Abandone o planejamento de longo prazo. A não ser que você seja adivinho, ele é uma fantasia. Há muitos fatores fora de seu controle: as condições do mercado, a concorrência, os clientes, a economia. Os planos são adivinhações. Decida o que fará nesta semana, não neste ano.
Comece por algo. Ter ideias brilhantes é fácil. O que importa é o que se faz, não o que se pensa, diz ou planeja. Comece a fazer.
Aceite as limitações. Pare de se queixar que não tem recursos suficientes. As limitações são vantagens disfarçadas; forçam-nos a ser criativos.
Tome decisões minúsculas. As grandes decisões são difíceis de revisar ou modificar. É melhor dar pequenos passos; assim, os erros também serão pequenos. A maneira mais efetiva de atingir os grandes objetivos é tomando uma decisão pequena de cada vez.
Faça menos que os concorrentes. Abandone a ideia de que para ganhar de seus concorrentes você tem de estar sempre um passo adiante. É uma batalha sem final, que, além do mais, o coloca em uma atitude de defesa. Considere o mercado das bicicletas. Durante anos, as grandes marcas centraram atenção na melhoria da suspensão, dos materiais e em agregar dezenas de mudanças. Mas as bicicletas simples, com um só câmbio, são hoje as mais populares. Faça menos; deixe a complexidade para os outros.
Gere uma audiência. Muitas empresas gastam milhões de dólares em marketing para chegar aos consumidores, mas as companhias inteligentes conseguem que os clientes se aproximem delas. O público só volta para escutar o que você tem para dizer. Fale, escreva, mantenha um blog, use o Twitter. Compartilhe informações valiosas e criará uma audiência fiel.
Ensine. Quer captar clientes? Transmita a eles conhecimentos. Ofereça seminários. Disponibilize capacitação online. Isso criará um vínculo que não é conquistado com o marketing tradicional.