Revista O Empresário / Número 158 · Setembro de 2011
Competição acirrada e a busca constante pelo aperfeiçoamento têm levado empreendedores de volta às salas de aula. Ao contrário do que acontecia há alguns anos, quando as opções eram escassas, hoje é possível encontrar cursos em diversas áreas e formatos. Aos poucos, o interesse dos empresários por capacitação tem crescido, embora somente 9% da população adulta do país tenha acesso à educação empreendedora, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2010.
Os donos das empresas perceberam que quanto maior o nível de educação, maiores as chances de sucesso. Parte das instituições de ensino alinhou-se às exigências do mercado. Isso torna o processo de aprendizado dinâmico e rico. Na maioria das vezes o empreendedor tem lacunas que só serão preenchidas com a ajuda de uma escola. Nem todo empreendedor fez administração de empresas. Assim, como um médico ou um arquiteto se capacitam antes de exercer a profissão, os donos de empresas também precisam estudar.
Comuns no exterior, o ensino pela internet começa a ganhar adeptos no Brasil, principalmente pela comodidade de fazer os próprios horários sem precisar se deslocar. De acordo com a Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed), o país tem cerca de 3,5 milhões de alunos matriculados em cursos à distância. Em 2010, o crescimento foi de 33% em relação ao na anterior.