Revista O Empresário / Número 158 · Setembro de 2011
Destacar-se no trabalho está entre os objetivos da maior parte das pessoas no mundo corporativo. A chegada à evidências, no entanto, nem sempre acontece por demonstrações de mérito ou competência. Os exageros de comportamento, que incluem hábitos como falar alto demais, também podem transformar um profissional no centro do foco em um escritório.
“As pessoas têm muita preocupação com o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas dão pouca atenção a habilidades sociais”, opina Luís Marcondes, especialista em gestão de pessoas da Search. Para ele, a falta de postura pode ser entendida como falta de modos por colegas e superiores, gerando problemas: “As empresas estão se atentando a isso. Se você adota uma postura inadequada em seu ambiente de trabalho, como pode representar a empresa fora?”.
Os cuidados incluem diferentes aspectos: do tratamento ao interlocutor em e-mails à vestimenta escolhida para ir trabalhar. “Ao telefone, por exemplo, deve-se falar em volume baixo para não incomodar os outros.” Entrar em discussões acaloradas em temas como futebol não está entre as melhores opções de conduta. Não é recomendável também a utilização da estrutura empresarial para interesse pessoal. Há, contudo, exceções: “Usar o telefone para questões particulares é permitido, mas é importante ter bom senso e não abusar”. O especialista sugere ainda que os trabalhadores busquem a construção de relacionamentos profissionais baseados na cordialidade. “As pessoas conhecem as regras para criar empatia, mas se esquecem de aplicar.”