Revista O Empresário / Número 158 · Setembro de 2011
No mundo atual, nada mais comum do que estar conectado a diversas redes sociais. Inclusive as próprias empresas, preocupadas em se fazer representadas no mundo virtual, têm seus perfis corporativos usados para promover a sua imagem. No entanto, quando um funcionário escreve ou mostra algo que não devia na internet, pode estar sujeito à punições no mundo real. “As pessoas, apesar dos avisos, ainda insistem em se expor inadequadamente na rede. Isso pode dar até demissão”, afirma o especialista Gutemberg de Macedo, fundador da Gutemberg Consultores.
“É preciso bom senso. Você pode se mostrar despojado sem aparecer desnudo nas fotos do seu perfil. Apesar de ser uma página pessoal, as empresas estão monitorando e pode ser prejudicial, principalmente para quem procura emprego”, diz Gutemberg. Outra coisa que depõe contra é escrever algo que possa prejudicar ou ferir a empresa.
“Não fale mal do seu dia, não critique o chefe e nem comente sobre novos projetos da empresa. É preciso respeitar o código de conduta das corporações, mesmo fora do ambiente de trabalho.” Ele também cometa, que apesar dos avisos, ninguém acha que terá problemas. “É muita ingenuidade. É preciso se proteger, pois o RH o está observando.”