Revista O Empresário / Número 158 · Setembro de 2011
PERMANECER ABERTO ÀS IDEIAS
MARGARET WHITMAN CEO (1998-2008), e Bay.
Não assuma que, CEO, você tem todas as respostas. Whitman nunca teve medo de ouvir os conselhos de outras pessoas e sabe que sempre há áreas do seu conhecimento que podem ser melhoradas.
*Gaste o tempo com pessoas de todos os níveis da empresa – todos têm algo a acrescentar.
* Use uma “caixa de sugestões” eletrônica para recolher e analisar as ideias das pessoas.
*Tome decisões com base nas sugestões das pessoas. Recompense aquelas que você adotar e, do mesmo modo, informe as pessoas caso você não use as ideias delas.
“A cada semana há um conjunto diferente de questões, desafios diferentes, algo novo para se pensar.”
SAIBA ONDE PISA
IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA Barão e Visconde de Mauá (1813-1889)
Ao conhecer muito bem o mercado em que se vai atuar, as chances de fracasso diminuem muito.
*Seja curioso. Procure entender como funcionam os variados tipos de negócios. Pergunte tudo. Sempre.
*Tenha coragem para atuar em segmentos novos e pouco explorados. O medo paralisa.
*Vigie as despesas e não tome decisões onerosas sem ter a certeza da necessidade e do retorno disso.
“As dificuldades existem para serem vencidas.”
INOVAR PARA O SUCESSO
DIDIER LOMBARD CEO, France Telecom.
Algumas empresas não podem sobreviver no presente sem um líder que agarre o futuro e Lombard é um clássico exemplo disso. Ele entende como a nova tecnologia pode transformar nossas vidas e foi bem sucedido por redirecionar um gigante das telecomunicações em torno dessa missão.
* Pense em seus clientes e como a tecnologia pode acrescentar aos seus negócios e vida pessoal.
* Use grupos de foco para entender como as pessoas querem que essas mudanças sejam implantadas e de que forma.
* Examine cada parte de sua organização para ver como a tecnologia inovadora pode melhorar o desempenho.
“Nosso ambiente está mudando e temos que mudar ainda mais rapidamente.”
AVALIAR RISCOS
LLOYD BLANKFEIN PResidente & CEO, Goldman Sachs.
Em ambiente de investimento difícil, Blankfein manteve um olhar constante no “e se?”
Ele citou a abundância de crédito como uma possível causa de preocupação ainda no início de 2007.
* Concentre-se nos bons planos de negócios e certifique-se de que eles superam as apostas mais arriscadas que podem talvez levar ao potencial de obter maiores retornos.
* Experimente fazer análise de risco regressiva – pergunte a si mesmo: “Por que perdemos dinheiro na semana passada?”
* Evite delegar toda a análise de risco; ela é tão importante quanto qualquer decisão estratégica e você mesmo deveria fazê-la.
“Estamos cada vez mais conscientes da importância de uma gestão eficaz de riscos.”