Na dúvida sobre saúde, remédios e tratamentos, dr. Google é logo acionado pela maioria dos brasileiros. No país, mais de 80% da população usa a internet para buscar informações médicas. O problema é que apenas um quarto das pessoas se certifica de que a fonte das informações é confiável. Especialistas de diferentes áreas indicaram sites de referência, com boas informações para leigos, em português.
Associação Brasileira de Psiquiatria www.abpcomunidade.org.br A seção ‘Informe-se’ tem textos sobre TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), transtornos alimentares, depressão, deficit de atenção e dependência química. No link ‘Psiquiatria para uma vida melhor’, dá para assistir à palestra em vídeos sobre doenças mentais.
Ginecologia www.gineco.com.br O site, criado em 1997 pelo ginecologista Sérgio dos Passos Ramos, traz matérias sobre doenças femininas, exames de rotina (quais são e como são feitos), problemas sexuais, o corpo da mulher, contracepção, menopausa e infertilidade.
Sociedade Brasileira de Diabetes www.diabetes.org.br Completa, a página responde às dúvidas sobre a doença no link ‘tudo sobre o diabetes’. O destaque é a página de nutrição, que ensina a decifrar os rótulos de alimentos e a contar carboidratos, medidas importantes para quem tem a doença e precisa controlar os níveis de açúcar.
Sociedade Brasileira de Cardiologia http://prevencao.cardiol.br A biblioteca virtual tem informações sobre hipertensão, estresse, obesidade e tabagismo. Os dados são bem resumidos, mas esclarecem as principais dúvidas. O site tem boletins e testes. Um deles calcula quanto dinheiro a pessoa gasta com cigarros e o risco de doenças coronárias.
Drauzio Varella www.drauziovarella.com.br A página do médico foi lançada recentemente. Tem textos didáticos sobre doenças dos mais diversos tipos. Há uma boa enciclopédia com termos de saúde (de AVC e vitiligo) e bem-estar, vídeos e podcasts, entrevistas com especialistas e testes (por exemplo, para avaliar o grau de dependência do cigarro).