Especialistas indicam fórmulas para boas apresentações com o PowerPoint.
TEXTO
Um slide com muito texto torna a apresentação previsível e entediante.
O ideal é ser conciso, usar mensagens claras e simples.
ANIMAÇÃO
Uma frase não precisa correr, girar, nem chegar letra por letra. São movimentos irrelevantes. A animação deve ser usada com imagens para fazer uma narração que conduzirá a um ponto alto da apresentação.
RECURSOS VISUAIS
Imagens ajudam a fixar conceitos. Pode ser uma referência literal ao assunto, complementar ou uma metáfora. A metáfora deve ser escolhida com cautela, evitando escolhas muito óbvias ou muito difíceis de se entender.
GRÁFICOS
Gráficos e tabelas ajudam a mostrar a evolução de um cenário ou analisar variáveis. Mas não precisam ser um emaranhado de dados e linhas. É possível, por exemplo, usar no lugar de barras imagens relacionadas ao tema. CONTROLE REMOTO
É acessório mais importante para quem apresenta um arquivo Power Point. Pedir um técnico para acelerar a passagem de slide ou retroceder desconcentra a plateia.
LASER
Outro acessório útil é o laser point para destacar áreas do slide. Ao usar esse acessório, deve-se evitar dar as costas à audiência ou se prolongar no slide.
QUADRO E FLIP CHARTS
Quadro branco para fazer anotações e flip charts só devem ser usados em reuniões para poucas pessoas. Se a apresentação for em um auditório, quem senta no fim do salão pode não enxergar.
IMPRESSOS
Itens impressos se justificam apenas se a apresentação incluir exercícios e atividades que serão feitas durante o evento, como em workshops.
VÍDEOS
Vídeos são bem-vindos quando são pertinentes ao tema apresentado. Eles oferecem para o apresentador uma pausa para recuperar o fôlego e avaliar a audiência.