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Revista O Empresário / Número154 · Maio de 2011



A cliente descobre um vestido maravilhoso num cabide, cheia de esperança, se dirige ao provador. Daí para frente tudo vai por água abaixo. A porta não fecha direito, a iluminação lhe dá um aspecto doentio e a roupa fica sem graça num espelho que só presta mesmo para parque de diversões. O provador do varejo realmente pode ser um destruidor de vendas. Muitas lojas americanas estão agora investindo pesado para transformar o pobre provador num espaço mais sofisticado. É parte de uma luta dos varejistas para convencer as pessoas a gastarem mais.

Os clientes que testam as roupas no provador têm uma taxa de conversão – ou seja, acabam comprando algo que provaram – de 67% segundo a consultoria de varejo Envision Retail Ltd., de Surrey, na Inglaterra, que se baseou nas observações de mais de 8.000 pessoas. Os clientes que não usam o provador têm um índice de conversão de apenas 10%. E os clientes que usam o provador passam lá um terço do tempo que gastam na loja. Esteticamente, o banho de loja nos provadores é uma tentativa de sair da trivialidade árida para algo confortável e convidativo, criando a impressão de que a pessoa está provando a roupa em casa.

MUDANÇAS NO PROVADOR

1. As varejistas normalmente esperam que um terço das clientes resolvam provar alguma roupa. As lojas adicionaram toques como tapetes ou candelabros.

2.Áreas comuns e vestíbulos para os acompanhantes que esperam, mantêm as compradoras mais tempo na loja. Coloque sofás à disposição.

3. Uma cliente que é ajudada num provador tem o dobro de chances de fazer uma compra, afirma a Alert Technologies. Alguns provadores da Victória’s Secret incluem um botão que alerta uma vendedora.

4. Muitas lojas acrescentaram mostruários de acessórios para dar conveniência ao comprador – e gerar mais vendas.

5. Khl’s designou um armário de ‘devolução’ para as roupas que as compradoras não compram, para evitar que se amontoem.

6. Quando mais fica no provador, mais provável que a pessoa comprará. Ter bastante espaço é crucial. A Anthropologie fez seus provadores grandes o bastante para acomodar duas pessoas.

7. Ganchos são normalmente mais econômicos, mas uma barra permite que uma compradora mexa com sua seleção mais facilmente.

8. A Bloomingdale’s instalou espelhos iluminados e luzes acima do espelho para retirar sombras do rosto.

9. A Ann Taylor usa seis fontes de luz em seus provadores. Uma variedade de lâmpadas fornece iluminação que melhora a aparência.

10. Algumas lojas, como a Journelle, uma pequena rede de lingerie, têm um dimmer que permite às pessoas ver como a mercadoria vai parecer de dia e de noite.

11. As compradoras querem deixar suas sacolas num banquinho, não no chão.

12. As portas do provador devem ser pesadas o bastante para dar uma sensação de privacidade. A Anthropologie escreve os nomes das clientes nas portas para personalizar a experiência.

Depois disto tudo, você acredita que os provadores da sua loja estão corretos?
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