Quando uma empresa inaugura uma loja aplica todo otimismo possível para que o evento seja perfeito.
O ambiente é alegre, a iluminação é perfeita, a disposição das mercadorias é feita com cuidado e os funcionários, solícitos, atendem a todos com educação. Contudo, a festa tem um fim. Sempre teremos o dia seguinte e a rotina começa a esmaecer o brilho inicial. Clientes insuficientes, contas a pagar, problemas recorrentes, colaboradores despreparados e gerentes desatentos acarretam, com o tempo, um clima de desânimo e um sinal de fracasso.
Para evitar essa situação previsível é necessário que todo dia, ao início do expediente, a equipe se conscientize que fará outra inauguração.
Uma rede conhecida, toda manhã, reúne seus colaboradores, exorta a todos para que tenham o melhor desempenho e após cantar o hino da empresa, abre a loja. O expediente começa com a motivação no auge.
Fazer o serviço mecanicamente, esperar que o despreparo do vendedor possa ser corrigido com a prática diária e ficar apático na disputa pelo mercado, ignorando treinamentos específicos, é o que observamos ao visitar estabelecimentos comerciais.
Espante o marasmo, não esmoreça com os obstáculos, crie, invente e faça com que todo dia a sua esperança de bons negócios se renove e você inaugure o sucesso permanente das vendas.