Na hora de escolher a empresa onde pretende estagiar, o estudante não deve colocar a remuneração em primeiro lugar. Essa é a orientação de especialistas aos estudantes que querem obter sucesso depois do período de estágio. “É preciso avaliar a oportunidade de estágio e o que a empresa vai agregar de conhecimento”, diz Janete Teixeira Dias, coordenadora da área de Gestão de Carreiras da Faculdade de Informática e administração Paulista (Fiap).
Para conseguir a tão desejada vaga de emprego, o jovem também deve ficar atento com o lado comportamental e não apenas com o conhecimento técnico. Para a coordenadora de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube), Natália Carolina Varga, o mercado busca profissionais que estejam a fim de crescer, tenham iniciativa e que sejam participativos. “As empresas querem pessoas com boas ideias e que não ficam só na observação”, afirma.
A gerente executiva da Page Talent, Mariangela Cifelli, cita pontos positivos valorizados pelas empresas: comprometimento, relacionamento interpessoal, criatividade e facilidade para trabalho e equipe. Saber inglês é um dos requisitos de boa parte dos processos de seleção.