Saiu barato para o grupo coreano LG os R$ 200 mil pagos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a sua primeira palestra após deixar o cargo. Fabricante de televisões, celulares, computadores e eletrodomésticos, o grupo contratou Lula para falar sobre a economia brasileira a clientes do setor de varejo em um centro de convenções de São Paulo.
Lula e a LG foram notícia e apareceram em jornais, sites, TVs e rádios de todo o país. Somente para se ter uma ideia da economia em publicidade, a exposição por 30 segundos no intervalo do “Jornal Nacional”, da TV Globo, foi de R$ 570 mil por 3 inserções semanais em 2010, de acordo com um anunciante.
A LG disputa mercado com a Samsung, um dos principais anunciantes do Big Brother Brasil (BBB) 11. No contrato de merchandising, a Samsung paga de R$ 1,2 milhões a R$ 1,4 milhões por três a quatro inserções semanais.No meio publicitário, a estratégia foi considerada uma boa sacada.
“Quem dera ter pensado nisso antes”, comentou o presidente de uma agência paulista. “Eles conseguiram atrair uma simpatia generalizada em relação à marca e por um valor irrisório. Conseguiram o destaque e ainda geraram um ‘buzz’ altíssimo”, afirmou Eduardo Tomiya, sócio diretor da BrandAnalytics.
Na linguagem dos executivos de marketing, buzz é o barulho criado em torno de uma ação na mídia. “Quem faz isso [expor a marca ao lado de uma figura pública], o faz intencionalmente, dentro de um planejamento claro. E não precisa se preocupar em manter, nos meses seguintes, esse barulho gerado com a ação. É tão barato que já foi obtido retorno imediato”.