Revista O Empresário / Número 149 · Dezembro de 2010
"Estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos. A história é a seguinte:
Um homem estava dirigindo seu veículo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel para descansar.
Na estrada, viu um letreiro luminoso com o nome: Hotel Encantos.
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente:
"Bem-vindo ao nosso hotel!"
Cinco minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
No quarto, muito discreto, uma cama impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, par a ser riscado. Era demais!
Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro).
No restaurante do hotel, a refeição foi deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para quarto.
Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira.
Qual não foi a sua surpresa!
Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira.
A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um..
Que noite agradável aquela!
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho barulho.
Saiu da cama para investigar. Simplesmente tinha uma cafeteira ligada por um timer automático, que estava preparando o seu café, e junto à cafeteira havia um cartão que dizia:
"Sua marca p redileta de café. Tenha um bom dia!"
Como eles podiam saber desse detalhe?
De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta.
Ao abrir, havia um jornal.
"Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?"
Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou, a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.
O cliente deixou o hotel encantando.
Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial?
Apenas ofereceu um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.
No mundo atual, nunca se falou tanto na relação empresa-cliente.
Milhões de reais, dólares e euros são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito.
Para agradar o cliente, mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos o principal: as pessoas.
Cuidar bem das pessoas é fator fundamental de sucesso para qualquer empresa.
A valorização do relacionamento é fundamental!
Pensar no outro com ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe.
Seremos muito mais felizes e teremos muito mais sucesso, quando tivermos a consciência de que a verdadeira diferença está nos gestos mais simples do nosso dia-a-dia.
Pessoas fazem a diferença!
Pense nisso!"
(Éber Freitas)