Revista O Empresário / Número 149 · Dezembro de 2010
1º Passo - O profissional deve, antes de decidir pelo desligamento, declarar sua insatisfação e negociar máximo de condições para sua permanência. É importante ter sempre em mente que a escolha por um local de trabalho passa por suas qualidades e pelas dificuldades que o profissional dará conta de suportar.
2º Passo - Se for tomada a decisão de sair, deve-se avisar a liderança imediata com antecedência e negociar as melhores condições relativas ao desligamento para as duas partes. A saída deve ser tranquila e profissional, ou seja, nada de choro ou reclamações.
3º Passo - A melhor atitude é trabalhar até o último dia com toda a dedicação, especialmente se estiver de aviso prévio. O profissional deve continuar a ser um exemplo de conduta e produtividade. É muito importante deixar organizados dados, documentos e tudo o mais que for de conhecimento e propriedade da empresa.
4º Passo - Depois da saída, em momento algum deve-se falar mal da empresa ou dos ex-colegas de trabalho. Além disso, conta pontos se colocar à disposição para auxiliar no que for necessário nesse período de transição.