Revista O Empresário / Número 149 · Dezembro de 2010
Para desenvolver as principais competências de um chefe, avalie sua função no novo cargo
AUTOCONHECIMENTO
1 -Você sabe para que foi promovido, em vez de outro colega, para gerenciar pessoas e processos?
E por que foi promovido, em vez de outro colega, pra gerenciar pessoas e processos?
2-Quais são suas principais habilidades na empresa?
Você consegue aplicá-las no trabalho? Os recursos que lhe ajudaram a ser um bom profissional fazem de você um bom chefe?
3 -Quais são suas falhas?
O que precisa aprender para melhorar o seu trabalho e o de seus colaboradores?
CONHECIMENTO DA EQUIPE
Para exigir resultados dos seus colaboradores, é preciso ter boa comunicação. Uma maneira de conhecer as características da equipe é observar como ela absorve informações.
Exemplo: faça o pedido de tarefas de modos distintos e, depois, avalie o que foi entregue pela equipe.
Observe como apresentar suas demandas a seus colaboradores.
Visuais =>compreende melhor fluxogramas, figuras, símbolos, tabelas linhas dos tempos e apresentações. 2
Auditivas => conseguem reter melhor informações por palavras e sons. Invista em sua habilidade de locutor.
Sinestésica => atuam melhor quando interagem com a situação à qual são colocados. Proponha dinâmicas.
ORGANIZAÇÃO DA GERÊNCIA
1- Assuma demandas que você possa oferecer resultados esperados pelo seu chefe.
2 - Utilize os recursos que lhe são concedidos, mas busque melhorias para os processos sem parecer que está reclamando.
Mostre ao seu superior a importância de ampliar seus recursos quando for necessário.
3 - Não critique indiscriminadamente. Avalie se o resultado de seu colaborador não é satisfatório porque você não soube apresentar bem a demanda e não deu o “feedback” correto.
4 - Apresente à equipe as dificuldades pelas quais você está passando.
5 - Esteja disposto a receber críticas tanto de superiores quanto de sua equipe.
6 - Aprenda a lidar com atitudes hostis, procurando a causa delas e trabalhando para sua resolução.