Revista O Empresário / Número 149 · Dezembro de 2010
Terry Leahy revelou os oito passos essenciais para transformar empresas em máquinas de faturamento. Confira:
1 - Encontrar as verdades – É preciso identificar a sua real imagem diante dos concorrrentes e clientes. Ouvir o cliente e as pesquisas de mercado permitem descobrir como anda a reputação de uma empresa. Assim é possível analisar o comportamento e aquilo que realmente importa aos consumidores.
2 - Metas audaciosas – Metas audaciosas e em longo prazo permitem chegar mais longe.
3 -Visão, valores e cultura – Deixe seu consumidor saber quem é sua empresa, seus valores e o que oferece. Marcas confiáveis deixam os clientes mais fiéis.
4 - Siga o cliente – São os clientes que estabelecem as prioridades, a estratégia, e não a concorrência. Fique próximo ao cliente, escute e saiba suas necessidades. Dessa forma, eles irão valorizar a empresa. Um exemplo foi a Tesco Express: criada para atender as demandas de pessoas que moram sozinhas.
5 - Pessoas, processos e sistemas – É preciso pensar nas pessoas, processos e sistemas em conjunto. É preciso trabalhar numa logística para que as ações sejam bem realizadas e os gastos reduzidos.
6 - Competição é boa - Ter concorrentes é um processo democrático. Nela, o cliente escolhe o produto e serviço que oferece o melhor. A competição ajuda a aperfeiçoar negócios.
7 - O simples é melhor do que o complexo – As ações simples são mais rapidamente executadas e os sistemas simples custam menos. Isso inclui a comunicação. É muito importante aprender a falar com seu público de forma sucinta, rápida e eficiente.
8 - Liderança – Um líder consegue levar as pessoas mais longe do que elas imaginam. Ele trabalha com a auto-estima e confiança das pessoas. Todas as empresas precisariam construir a maior capacidade de líderes. Isso faz com que as pessoas assumam a responsabilidade e tomem decisões quando for necessário.