Revista O Empresário / Número 146 · Setembro de 2010
Redes sociais, como Twitter, Orkut e Facebook têm exercido certo fascínio sobre várias empresas. Muitas até direcionam parte de suas verbas publicitárias a esses novos meios. Mas uma pesquisa recente mostra que a maioria dos consumidores não confia no conteúdo publicado nessas redes.
O Orkut é o site de relacionamento com maior índice de desconfiança, segundo pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência para a revista “Seleções Reader’s Digest”. Foram ouvidos 1,5 mil leitores da revista em todas as regiões do país. A idade média dos entrevistados é de 46 anos.
De todos os entrevistados, 71% responderam que têm não muita ou nenhuma confiança no Orkut.
O Twitter vem em segundo lugar, com 63% de desconfiança. Depois vem Facebook, com 62%, MySpace, com 55% e Linkedin, com 44%.
“Essas mídias são muitas rápidas na divulgação de informações, mas têm pouca credibilidade”, diz Nelson Marangoni, vice presidente de desenvolvimento e negócios estratégicos do Ibope Inteligência. O levantamento realizado pelo sexto ano consecutivo, analisa o nível de confiança dos consumidores em relação às marcas, meios de comunicação e instituições da sociedade. Pela primeira vez, as mídias sociais foram incluídas.
A maior parte dos “respondentes” tem ensino médio completo ou superior completo (95% da amostra).