AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


Revista O Empresário / Número 143 · Maio de 2010



Recém-chegados ao mercado de trabalho e atraídos pelas tentações do consumismo, os jovens estão cada vez mais presentes na lista de devedores. Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que a participação de pessoas com menos de 20 anos entre os inadimplentes da capital paulista pulou de 4% em março de 2009 para 8% no mesmo mês deste ano.

A taxa também é maior do que a registrada em 2008, quando 6% se enquadravam nessa situação.

Para o economista da ACSP, Emílio Alfieri, o aumento de jovens inadimplentes reflete a entrada dessa faixa etária no mercado de trabalho. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego registram 89.132 pessoas de 14 a 24 anos contratadas em março de 2008 na região metropolitana de São Paulo.

Esse número caiu para 78.709 no mesmo mês do ano seguinte e saltou para 109.711 em 2010. Segundo ele, essa faixa etária quer adquirir seus sonhos de compra quando recebe os primeiros salários ao entrar no mercado de trabalho.

O diretor presidente da Associação Brasileira do Consumidor (ABC), Marcelo Segredo, afirma que existem dois grandes problemas relacionados aos jovens. O primeiro é que essa geração cresceu vendo os pais utilizarem o limite do cheque especial e do cartão de crédito, além das compras com parcelamentos longos.

O outro ponto está relacionado ao padrão social. “Esse jovem tenta se enquadrar dentro de um grupo social em que é valorizado pelo que ele compra e não pelo que ele é. Por isso, acaba consumindo os produtos da moda, como roupas, calçados e eletrônicos, como celulares”, explica. Segredo também ressalta que o marketing sobre tais produtos é agressivo. “O jovem é um dos principais alvos”, observa.

A falta de educação financeira também é apontada como uma das causas do aumento do número de jovens inadimplentes pelo professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Silvio Paixão.

“O jovem não está preparado para lidar com um orçamento apertado”, diz. “Os primeiros financiamentos são perigosos. Geralmente, eles se atrapalham com o primeiro cartão de crédito”, afirma Claudia Kodja, gestora de investimentos e doutora em história da economia.(exclusiva online)
Administração & Política
» Consórcio, uma solução
» O país do futebol
» O líder na empresa familiar
» Gorjeta dentro da lei
» Modelo perigoso
Colaboradores
» Sabedoria chinesa
» Pura verdade
» Nem gênio dá jeito
» Você concorda
» A outra
Comportamento
» Brasileiros devem mais
» O casamento perfeito
» Aprenda a olhar
» Alguém que nunca o esquece
» Pega na mentira
Comunicação & Internet
» CPF pela internet
» Sua reputação na internet
» Como ser visto na internet
» Letra feia é problema
» Endereços da internet vão se esgotar
Empreendedorismo
» Como atender clientes irados
» Qual é a sua receita
» As boas práticas de finanças
» Futuro perigoso
» Aproveite as oportunidades
» Comprar uma franquia exige atenção
Finanças
» Juros complicam o orçamento
» Acerte o seu bolso
» IR exclusivo para lucro
» Sites úteis na hora de investir
» O leão e a bolsa
» Bandeira da Caixa pode sair em maio
» Jovens caem na armadilha da dívida
Humor & Curiosidades
» A panela e a comida saudável
» Só pode ser azar
» É melhor ficar calada
» Sem água e sem comida
» Uma loura difícil
» Que maldade
» Manobrista
» Pitoresco
» Eficiência do agente funerário
Jurisprudência & Segurança
» Advogados devem se acalmar
» Minas indeniza viúva
» Cuidado com estes golpes
» O controle dos funcionários
» O fim dos garranchos
Mercado de Trabalho & Educação
» O que o mercado quer
» Como liderar
» Programação de cursos na AEC
Rapidinhas do Leôncio
» Notas de junho
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide