Professor Alex Dias e Michel Sciama (Google), Rubens Branchini Martins (Eletrônica Santana) e Edney Souza (Pólvora!)
Como uma empresa pode ficar bem posicionada em sites de busca?
Existem basicamente duas maneiras. Uma delas é comprar palavras dos sites de busca para que a empresa apareça no espaço destinado aos links patrocinados. A outra forma é ter um site bom o bastante para aparecer entre os primeiros lugares do resultado de uma pesquisa comum.
O que funciona mais?
Links patrocinados costumam trazer visibilidade mais rapidamente e boas posições na pesquisas comum no longo prazo. O ideal é combinar as duas estratégias de acordo com o estágio de desenvolvimento da empresa.
O que fazer antes de criar o perfil de uma empresa em mídias sociais, como Orkut e Twitter?
Deve-se definir qual é exatamente o objetivo da empresa: aumentar as vendas? Oferecer suporte aos consumidores? Com uma estratégia objetiva, fica mais fácil descobrir que tipo de mídia social – redes de relacionamentos, blogs, fóruns – se deve utilizar. Será preciso dedicar pelo menos um funcionário a atividades como publicar conteúdo e responder a mensagens.
John P, executivo-chefe da empresa Woopra, que faz análises da internet, mostra como é fácil para um hacker descobrir as credenciais de acesso a um site de uma pessoa, levando em conta a pouca atenção que os usuários dão às senhas que são criadas e a frequência com a qual a mesma senha é usada. O tempo de adivinhação varia de acordo com o tamanho da palavra e a variação entre caracteres em caixa alta e baixa. Feito o diagnóstico da vulnerabilidade, dá dicas para a criação de uma senha forte. São medidas simples: substituir letras por números que são parecidos graficamente (substituir um “o” por um zero, por exemplo); trocar letras minúsculas por maiúsculas de maneira aleatória; escolher o nome de algo que o interessava quando você era mais novo, mas sem ser o nome de ninguém; ter combinações de nome de usuário e senha diferentes para cada site frequentado; usar softwares como o Roboform (www.roboform.com) ou o lPassword (bit.ly/passdownload), que guarda as senhas de uma maneira criptografada e possibilita que o usuário use apenas uma.