Mercado cada vez mais competitivo obriga o empreendedor a ser ágil, criativo e a estar sempre antenado. O atendimento ao público, a decoração do espaço, tornando-o mais agradável, o aroma, a visualização, a iluminação e muitos outros fatores que mexem com os sentidos podem fazer a diferença na hora de atrair e fidelizar a clientela.
Dentro do mundo competitivo existem algumas premissas, mas a mudança é a única certeza. As empresas estarão sempre mudando, seja suas lideranças, a forma de atendimento, as logomarcas e as cores, seja seus posicionamentos. Todo mundo terá que passar por processos de transformação, que será incorporada pelo consumidor.
Cada vez mais os produtos apresentam características e atributos semelhantes. O destaque está em algumas situações, como os serviços de atendimento, que jamais poderão ser copiados. Ele é feito por pessoas e temos que entender que o ser humano é o grande diferencial das empresas. O vendedor é o cartão de visitas, que pode estimular uma simples compra, uma compra casada e até fidelizar o cliente.
As empresas no mundo da competição se posicionam, cada uma, com suas estratégias. O que as identifica, é a conveniência que o consumidor busca e não o preço mais baixo. Entender o que se passa na cabeça do cliente é o grande desafio do mundo contemporâneo.
Nunca uma única empresa reunirá todos os requisitos que o consumidor quer. Ela não pode ter, ao mesmo tempo, o preço mais baixo, o melhor serviço, a cor mais bonita, a melhor promoção. Ela vai trabalhar com esse mix, vai recolher informações e índices e, com eles, se posicionar dentro desse competitivo mercado.