A MasterCard lançou nos Estados Unidos um serviço online de vendas baseado em uma tecnologia que monitora o comportamento dos clientes e usa os dados para oferecer produtos adequados ao perfil de cada consumidor, informa o jornal The New York Times.
Com uma tecnologia desenvolvida pela empresa Next Jump, a companhia de cartões será capaz de “apontar com considerável precisão”, nas palavras do jornal, o que os consumidores estão mais propensos a comprar.
A reportagem aborda a questão da potencial invasão de privacidade desse serviço. “No fim, nos transformaremos em cidadãos que vivem em um mundo onde não temos controle sobre nossos próprios dados”, disse ao New York Times a professora de direito Anita Allen, da Universidade da Pensilvânia.
O jornal lembra que os principais concorrentes da MasterCard também vêm tentando conhecer as tendências de consumo de seus clientes. A American Express já tem o site Daily Wish, que oferece desconto a clientes, e a Visa está em processo de lançar o RightCliq, que deve ajudar o cliente a fazer comparação de preços entre lojas online.
A diferença é que a tecnologia da MasterCard será capaz de compilar dados sobre padrões de compra de clientes em “milhares de varejistas, oferecendo uma enorme amostra de consumidores a serem analisados”, diz o NYT.
Nossa privacidade financeira está chegando ao fim.Eles vão nos conhecer melhor do que nós mesmos.