A PSFK, empresa norte-americana de pesquisa de tendências e inovação, lançou recentemente um estudo chamado Good Brands Report of 2009, que elegeu as melhores marcas deste ano. A grande sacada da pesquisa é que ela não exibiu as marcas mais conhecidas, e sim aquelas que são exemplos em inovação, consciência ambiental e políticas sociais. Vale a pena conferir a grande lição que levou cada uma das dez empresas a ser eleita:
Google
Experimente rapidamente, aceite o erro. O Google cria um ambiente propenso à inovação e leva seus usuarios a testarem os novos serviços.
Apple
Faça com que todo o aspecto da marca seja tão bom quanto o produto.
Zipcar
Pare de vender produtos e comece a vender serviços.
Good Magazine
Estabeleça a pauta e deixe os consumidores espalharem a conversa.
Amazon
Identifique partes do seu negócio que podem ser oferecidas como serviços adicionais.
Facebook
Crie o playground e deixe os consumidores definirem sua oferta. Escute-os e expanda seus serviços de acordo com essas solicitações.
Virgin
Pense grande, pense pequeno. Maravilhe os consumidores com sua audácia e agrade-os dando atenção aos detalhes e serviços.
Twitter
Mantenha-se flexível. Deixe que seu público dite como seus serviços e produtos serão utilizados.
Ikea
Tenha uma visão mais ampla da experiência de compra, tornando cada passo mais simples e agradável.
Skype
Obtenha escala com um produto grátis e ganhe dinheiro com seus serviços premium.