Trocar ideias, fazer declarações, marcar compromissos via SMS é pouco. A principal ferramenta de comunicação pelo celular tem potencial para muito mais. Pode, por exemplo, agregar serviços. Esta é a aposta de Rodrigo Von Uslar Petrone, da Up Mobile Marketing, que está trazendo para o país uma tecnologia sueca, batizada de móbile ticket, desenvolvida pela InModo. Pelo sistema é possível comprar ingressos para o futebol ou a passagem do ônibus, entre outras aplicações, via SMS.
“São várias possibilidades de implementação, como transporte público, venda de ingressos para futebol, shows, pedágio e estacionamento. Vamos focar, principalmente, no transporte público”. O sistema funciona da seguinte maneira: o usuário manda um SMS para um determinado número. Em seguida, recebe um código numérico. Basta ir até a catraca do estádio ou do ônibus e passar o celular na máquina, que faz a leitura do ingresso. Outro exemplo é poder entrar no shopping ou passar no pedágio apenas aproximando o celular da catraca. “Não precisa baixar nenhum programa e funciona em qualquer aparelho celular. É importante frisar que esta tecnologia não elimina as outras. Queremos agregar uma facilidade ao serviço”.