O americano Noel Tichy, 64 anos, é considerado um dos maiores especialistas em liderança do mundo. Professor da universidade de Michigan (EUA).
Qual o papel de um bom líder?
Um líder precisa ser um bom professor. Não me refiro a ensinar casos analisados em Harvard, mas a trabalhar em projetos reais. As piores pessoas a fazer isso são os consultores. Eu mesmo sou um péssimo líder. Quem está de fora não sabe o que se passa na empresa.
O que há em comum entre as empresas que são excelentes formadoras de líderes?
Elas têm um mecanismo de formação de liderança em todos os níveis, não somernte para o topo. Elas conseguem passar seus pontos de vista de maneira clara e que possam fácilmente ser replicados. Além disso, elas sabem que formar um líder é diferente de formar um gerente e, por isso, focam em quatro áreas importantes: geração de novas ideias, perpetuação de valores, motivação de equipe e tomada de decisões.
As empresas brasileiras levam alguma vantagem em relação às de outros países do Bric?
O ambiente corporativo no Brasil costuma ser muito mais flexível, adaptável e criativo. Se você me apresentar às melhores empresas chinesas, tenho certeza de que elas todas vão se parecer muito. Por isso, enxergo as empresas brasileiras como um celeiro para o desenvolvimento de novos – e bons – programas de liderança.
Qual o principal erro cometido pelo líder?
Não deixar as pessoas cometerem erros. As pessoas precisam errar – e é bom que seja quando há alguém dando suporte.