Conselhos que podem ser úteis para a construção de um patrimônio.
1. FAÇA SEU ORÇAMENTO
Isso lhe permitirá entender melhor o alcance de sua renda e equilibrar suas despesas e receitas. Muitas pessoas vivem sem ter a menor noção de quanto ganham, quanto gastam, quanto devem e de quanto precisam para conquistar seus sonhos.
2. MANTENHA POSITIVO O FLUXO DE CAIXA
Controle o andamento de suas receitas e despesas, mesmo que você seja um assalariado que só tenha uma entrada mensal de recursos e dezenas de saídas. Quanto mais você conseguir livrar um resultado positivo, mais poderá in vestir. Isso é fundamental para se construir um patrimônio.
3. PROCURE NÃO SE ENDIVIDAR
Como as taxas de juro pagas pelo consumidor chegam a ultrapassar 100%ao ano, no Brasil, um excelente investimento é ficar longe de dívidas. Não caia nessa das promoções sem juros. Compre à vista e peça um desconto.
4. NÃO PERCA DE VISTA O OBJETIVO
Analise periodicamente sua carteira de investimentos, para ver se a rentabilidade é suficiente para atingir suas metas.
5. PAGUE A VOCÊ MESMO
Em vez de dar dinheiro ao banco, faça uma aplicação financeira para que ele pague juros a você. Pode ser pouco, mas você ainda estará aprendendo a ter disciplina para formar seu patrimônio.
6. SEJA RACIONAL
Evite o consumo compulsivo. Antes de ceder a um impulso, respire fundo, volte para casa e consulte seu orçamento. Até converse a respeito com a família, se for um grande gasto e se, mesmo assim decidir comprar, boa sorte.
7.NÃO TENHA MEDO DO MERCADO
Ações, multimercados, derivativos? Consulte um especialista, informe-se, porque você pode ter nessas e outras aplicações de maior risco a chance de engordar os rendimentos. Não fique inerte só por medo.
9.ENVOLVA A FAMÍLIA
Seus filhos e o cônjuge, se os tiver, podem ser aliados valiosos no manejo do orçamento familiar e nas decisões de investimento. Fale com eles, envolva-os, ganhe cumplicidade. Você verá que, com o apoio deles, sua tarefa de construir um patrimônio é facilitada. Aunião faz a força. como você sabe.