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Revista O Empresário / Número 95 · Março de 2006




Vejo muitos vendedores, e até gerentes, se preocupando sempre em agradar o chefe, o diretor, o dono da empresa. Se eles passassem o mesmo tempo tentando agradar seus clientes, teriam muito mais sucesso! Pense bem: se seus vendedores agradarem os clientes, farão mais vendas e, conseqüentemente, isso agradará a você também. Todo mundo ficará feliz – o diretor, o dono, o gerente, o vendedor e o cliente.
Mas se os vendedores agradam apenas seus supervisores, sem envolver clientes, não ajuda em nada. Por isso, aqui está uma lista com dez maneiras para se aproximar dos clientes e, claro, fazer mais vendas. Estude cada uma delas e veja como é possível implementá-las na sua empresa.

1. Crie uma política para retornar todas as ligações de solicitações/reclamações em, no máximo, uma hora.

2. Ligue pessoalmente para quem ainda não é cliente. Pergunte (e ouça!) por que eles ainda não compram de você.

3. Envie cartões felicitando seus clientes no aniversário, Natal, Ano-Novo – e assim por diante. Certifique-se de que eles lembrem da sua empresa cinco ou seis vezes ao ano.

4. Estude o que as melhores empresas estão fazendo em suas respectivas áreas. Como você pode aplicar essas práticas de sucesso para o seu negócio?

5. Coloque todos os funcionários da empresa (de todas as áreas) para vender ou atender pelo menos cinco clientes ao ano.

6. Conduza um brainstorm em grupo pelo menos uma vez por mês, com o assunto: “Como podemos fazer o atendimento ao cliente ainda melhor do que é hoje?”.

7. Em vez de só remunerar os vendedores cada vez que fazem uma venda, comece a pensar em como você pode “tirar” comissão, cada vez que eles perdem um cliente.

8. Nunca subestime seus concorrentes. Por menor que sejam, eles podem encontrar uma forma de fazer melhor que sua empresa.

9. Peça a opinião dos seus clientes sobre suas novas idéias de produtos/serviços.

10. Nunca subestime seus clientes. Não importa que roupa estejam usando, que profissão tenham ou o que façam nos fins de semana.

A vida (e o relacionamento com o cliente) é feita de detalhes! Preste atenção e facilite tudo o que puder. Ofereça qualidade, serviço, atendimento, rapidez e soluções. Com certeza as vendas da sua empresa irão aumentar! (R.Candeloro/Vandamais)

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