Á VISTA:Especialistas indicam que o consumidor dê preferência a pagamentos à vista. Isso porque, explicam, é mais fácil negociar descontos com a loja.
PRAZOS: Especialistas não são a favor de prazos de pagamento longos. Principalmente para a compra de itens como vestuário e calçados. Essa opção leva, muitas vezes, o consumidor ao descontrole financeiro um dos principais motivos de inadimplência.
PLANEJAMENTO: Antes de passar um cheque, avalie as despesas que terá no mês em questão.
JUROS: A regra é simples: prazos longos, juros mais altos. Diante disso, o consumidor deve ficar atento na hora das compras. Não deve apenas olhar o valor da parcela, mas sim o preço do produto.
VALORES BAIXOS: Atenção a valores baixos por prazos longos. É o caso de, mais uma vez, fazer as contas para avaliar o peso dos juros sobre o preço.
CREDIÁRIO: Muitas lojas oferecem empréstimo pessoal, em parceria com bancos. Confira as taxas e os prazos. Após essa análise, o consumidor tem mais condições de fazer sua escolha.
CREDIÁRIO 2: Especialistas não indicam que o financiamento seja usado para fazer compras.
COMPRAS DE IMPULSO: Na hora de fazer as compras , é importante planejar o que comprar. Vale evitar aquelas compras de impulso.
AGENDA: É importante que o consumidor anote os gastos. Se passar um cheque, tome nota. O esquecimento pode levar o consumidor a assumir novas dívidas e à inadimplência.