Revista O Empresário / Número 136 · Novembro de 2009
Toda empresa se esforça sempre em vender cada vez mais.
Cuidam do visual, oferecem bons produtos ou serviços e se esmeram no atendimento.
O cliente com tudo isto se entusiasma e fecha negócio com o vendedor.
Ao chegar em casa, alegre, relata aos seus familiares a boa compra que fez e diz que em tal dia o produto será entregue.
Começa, agora, a fase negra da negociação. Na data combinada para a chegada da mercadoria, nada acontece.
Preocupado, entra em contato com o fornecedor que, com desculpas evasivas, agenda outra data. O nosso cidadão que já teve um dia perdido, com sua paciência chegando ao fim, arrependido, aceita a sugestão.
A entrega de um produto, na forma combinada, é o primeiro passo da pós-venda, cuidado que é negligenciado pela maioria dos empresários.
Se o comprador ficou satisfeito, voltará a consumir e fará indicação aos seus amigos, mas se for maltratado, com ênfase, contará seus dissabores para todos. A firma neste momento marcou um gol contra, e talvez perca a partida dos lucros no seu balanço.