Revista O Empresário / Número 136 · Novembro de 2009
Em janeiro de 2010 serão emitidas as primeiras carteiras de identidade com o Número Único de de Registro de Identidade Civil (RIC). Em nove anos, o governo espera ter substituído cerca de 150 milhões de identidades nos diferentes Estados brasileiros. Embora as novas identificações continuem a ser de responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública dos Estados, ao contrário de hoje as novas identidades terão um número único, cadastrado pelo Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal.
A nova identidade não será mais verde, como a atual, mas de cor azul claro e parecerá um cartão de crédito com chip, onde estarão registrados os dados biométricos do cidadão. A estimativa é de que em 2010 sejam emitidas 2 milhões de RICs. A exemplo da atual, a nova carteira terá o nome da pessoa, filiação, nacionalidade, naturalidade, data de nascimento, sexo e espaço para o CPF.
Quem for tirar a nova carteira, a partir de janeiro do ano que vem, só receberá uma identificação que conste do registro único se seu Estado estiver integrado ao sistema da PF. O mesmo documento trará ainda números de CNH, carteira de trabalho e título de eleitor.