Revista O Empresário / Número 136 · Novembro de 2009
A agência de publicidade Nova S/B realizou um estudo em profundidade sobre os hábitos de consumo da classe C brasileira. O trabalho cruzou análises quantitativas e qualitativas a partir da questão: Que uso um domicílio da classe C faria de R$100 adicionais em seu orçamento mensal?
A pesquisa, conduzida pelo Ibope Inteligência, mostrou que o consumidor da classe C tende a pulverizar, e não concentrar seus gastos. Em geral, o dinheiro é utilizado para comprar itens mais imediatos, como alimentos, artigos de beleza, roupas, acessórios, entre outros produtos ligados à autoestima.
Por outro lado, evidenciou-se a dificuldade na concentração de recursos para as compras de produtos desejados de maior valor como eletrodomésticos, máquinas fotográficas e aparelhos eletrônicos.
Para João Roberto Vieira da Costa, sócio-diretor da Nova S/B e idealizador do estudo, “as empresas precisam entender melhor essa dinâmica e desenvolver estratégias de negócios e comunicação que levem o consumidor a buscar, para além do crediário e com segurança, seus sonhos e desejos de consumo e não apenas satisfação imediata.
“A forma de consumo da classe C brasileira influencia diretamente a economia do País como um todo, já que 53, 8% da população pertencem a essa categoria, nada menos que 99 milhões de brasileiros, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV).