Revista O Empresário / Número 136 · Novembro de 2009
Primeiro, uma dica: enxergue além dos assuntos que serão tratados. Você vai desfrutar da companhia de pessoas que poderão ser utilíssimas para seu futuro profissional. Isso é tão importante quanto filé de peixe e os negócios que serão discutidos. De repente, pode surgir uma oportunidade na empresa em que um dos comem sais trabalha, e ele precisa se lembrar de você. Agora, vamos às regras.
Primeira: ingerir o mínimo de bebidas alcoolicas, mesmo que os demais estejam entornando garrafões. Findo o almoço, os outros poderão esquecer o que fizeram, mas vão se lembrar do que você fez.
Segunda: jamais falar mal de sua empresa atual, e nunca fazer comentários indiscretos sobre colegas de trabalho.
Terceira: não contar piadas (mas rir das piadas alheias) e evitar assuntos polêmicos - política, religião e sexo.
Quarta: Observar a hierarquia. Se do outro lado da mesa houver um diretor, é sensato concordar com o que ele diz. Não porque as opiniões dele sejam relevantes, mas por que ele poderá vir a ser seu chefe.
Quinta: reforçar a boa imagem, mandando, no mesmo dia, um e-mail de agradecimento aos presentes. Agora, a surpresa: essas são as regras do plano B. O plano A só tem uma regra: “Seja você mesmo”. Adote o plano B apenas se o plano A não estiver sendo bem dirigido.