Revista O Empresário / Número 136 · Novembro de 2009
A competição no mercado de trabalho, mais acirrada a cada dia que passa, obriga as pessoas a fazerem tudo para se diferenciar. É preciso que o profissional saiba colocar-se em evidência e escrever artigos e livros. É a prática corrente entre headhunters e gestores de RH: levantar informações sobre profissionais na internet.
Se a pesquisa mostrar que a pessoa tem página na web, colaborou com artigos para um site, publicou monografia ou livro, isso poderá favorecê-la na seleção para uma grande vaga ou promoção. Se jamais lhe ocorreu a ideia de ter artigos e livros publicados, talvez tenha chegado o momento de pensar nisso. Hoje, está ao alcance de qualquer profissional ter um site ou um blog.
Há um grande número de portais sobre as mais diversas áreas do conhecimento, que aceitam de bom grado artigos de colaboradores. Já nem é preciso ser patrocinado por uma editora: pode-se recorrer à produção independente de livros e publicar, a preços bastantes acessíveis, pequenas tiragens em bureaus de artes gráficas e impressão. Realmente, não faltam facilidades para publicar seus trabalhos. Ao fazer isso, você divulga seus conhecimentos e ideias, torna-se mais conhecido e passa a ser percebido como profissional atual e influente. Você se destaca! Para quem faz carreira em empresas, a exposição nos meios de comunicação cria visibilidade, gerando oportunidades de ascensão profissional.