Revista O Empresário / Número 136 · Novembro de 2009
Hoje, grande parte das empresas inclui em seu processo de seleção de estagiários as chamadas dinâmicas de grupo. Essa ferramenta de identificação de possíveis talentos ajuda gestores a perceberem o perfil dos candidatos, que são submetidos a uma situação estratégica, permitindo aos consultores analisar as reações e os comportamentos do indivíduo em relação ao grupo. Como todo processo de seleção, você será observado e analisado. Não se sinta incomodado com isso e não deixe que essa situação interfira na sua atuação. Por isso, seguem algumas dicas para que você aumente suas chances de se dar bem em dinâmica. São elas:
Boa apresentação pessoal- A primeira impressão conta muito. Por isso, vista - se adequadamente e de acordo com o segmento da empresa. Mas um item não pode ser deixado de lado: o conforto. No caso das mulheres, para quem não é acostumada a usar salto alto, por exemplo, a melhor opção é colocar um sapato baixo. Asseio e cuidados pessoais como barba, cabelos e maquiagem bem cuidados somam pontos à primeira vista; perfume, se usado, deve ser discreto. Não é educado fumar durante uma entrevista. Procure estar informado sobre as notícias do dia no jornal diário, é bastante comum elas fazerem parte da sua entrevista.
Iniciativa - Tenha sempre boas iniciativas e deixe isso transparecer durante os processos seletivos, mas lembre-se, caso não seja esse o seu perfil, não force uma situação, pois você pode não se sair muito bem. De qualquer forma, nunca desista antes que o coordenador da atividade a encerre.
Criatividade- Frente às atividades propostas mostre-se criativo, mas não exagere para não fugir da ideia sugerida inicialmente. Criatividade é um dos pontos analisados em muitas dinâmicas e, por isso, caso tenha uma grande ideia faça com que ela se destaque.
Bom relacionamento com o grupo - É muito importante saber trabalhar em equipe e o candidato que possui esse perfil se diferencia dos outros. As empresas, mais do que nunca, contratam pessoas que sabem construir e manter bons relacionamentos. Caso você tenha perfil de liderança, assuma-o dentro do grupo, mas antes de tomar qualquer atitude observe e escute todos. Lembre-se que o mais importante é ajudar a equipe a atingir a meta, independentemente da posição que ocupar nele.