1 Faça uma leitura atenta da proposta de redação. Se houver textos de apoio, leia-os somente após analisar a proposta. Desta maneira, a leitura dos textos é feita de forma orientada, e isso evita uma fuga do tema.
2 Preste atenção ao estilo de texto pedido na prova. Escrever uma narração, quando o pedido foi uma dissertação, fará com que a redação seja anulada.
3 Utilize uma estrutura de texto definida. Segundo Célia Passoni, coordenadora de Português do Etapa, boas redações geralmente têm um parágrafo de introdução, dois ou três de desenvolvimento, e um parágrafo de conclusão, ‘amarrando’ as idéias. Os parágrafos podem ter de três a quatro linhas.
4 Comece a prova de português pela redação, fazendo um rascunho. Ele pode ser em formato de tópicos, ou texto corrido. O importante é que o rascunho seja claro e contenha as idéias que darão a ‘cara’ da redação.
5 Terminado o rascunho da redação, passe para as outras questões da prova. Depois de cerca de uma hora e meia, e volte ao seu texto. Deixando esse espaço, a releitura será feita de forma mais crítica, e facilita a identificação de erros ou incoerências.
6 Passe a redação para a folha definitiva, com cuidado, para evitar erros. Comece escrevendo a lápis um título, ainda que provisório, na primeira linha da folha, para não esquecer.
7 Lembre-se de, antes de fazer a prova, ler atentamente o manual do candidato, para conferir se a redação pode ser feita a lápis, ou se deve ser apresentada a caneta.