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Revista O Empresário / Número 128 · Março de 2009



1.“Pense com calma, te ligo depois”.

Os clientes naturalmente tentam postergar a decisão da compra, mas se o vendedor fizer o mesmo, será difícil vender.

2.“O senhor prefere que eu mande um e-mail?”

Isso é que é ser um vendedor prestativo. Essa atitude também não deve partir do vendedor.

3.“A senhor tem meu telefone. Qualquer coisa, me ligue”.

Acreditar que o cliente ligará é o mesmo que ficar esperando Papai Noel na janela. Fale isso para dez clientes e conte quantos voltarão a ligar.

4.“Compra vai, me ajuda! Eu preciso ganhar um prêmio hoje”.

Ao falar isso, o vendedor inverte o objetivo principal de vender que é servir o cliente, e passa a servir-se do cliente.

5.“Esse cliente é um mala, um grosso”.

Essas frases não levam a lugar algum. Ou melhor, levam ao fracasso, pois influenciam negativamente outros colegas de trabalho, que também passarão a reclamar, colocando a culpa de seus fracassos nos clientes. Não faça comentários negativos após a ligação.

6. Não tenha preconceitos e não faça suposições.

Como o vendedor não vê o cliente do outro lado da linha, imagina que esse é o problema. A imagem que o vendedor faz do cliente nem sempre é real, ela pode ser totalmente diferente da realidade.César Frazão é autor dos livros como Vender por telefone
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