1º PASSO - DEFINIR A META: consultores ressaltaram a importância de fazer um diagnóstico da situação financeira. Saber para onde está indo cada real do seu dinheiro. Eles recomendam fazer planilhas e registrar todo o movimento durante 30 dias, do cafezinho ao pagamento das contas fixas. Conferir quanto gasta de lanche, compras em geral e baladas, além das despesas de casa. A tese é que 20% a 30% das despesas são desnecessárias e podem ser reduzidas. É daí que vai sair a poupança para realizar o sonho.
2º PASSO - FIXAR O VALOR A SER ECONOMIZADO: A pessoa deve escolher um investimento e, assim que receber o salário, retirar esse montante para a aplicação escolhida. Depois vai ficar mais fácil adequar o orçamento, diz o especialista Reinaldo Domingos.
3º PASSO - MUDAR O COMPORTAMENTO: Grandes desejos demandam grandes mudanças. Esse esforço é que vai determinar em quanto tempo a meta será alcançada. Se o período para atingir o sonho vai ser longo ou rápido vai depender do sacrifício, do empenho em cortar as despesas supérfluas do dia-a-dia. E comemore pequenas conquistas, para ficar mais estimulado a prosseguir na empreitada.