Uma montagem por R$ 30 com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Caro? Não para dezenas de prefeitos, assessores e vereadores que viram ali o valor inestimável de um material de campanha. Tudo bem, era apenas uma montagem. Mas um assessor de prefeito deixou claro do que se tratava: “A gente escaneia e põe no jornal, como o povo vai dizer que não é?”
Do lado de fora do centro de convenções que reuniu, milhares de pessoas de todos os cantos do país, uma pequena empresa de fotografia digital encontrou uma “mina de ouro”: montou um estande oferecendo montagens de fotos com Lula de um lado e Dilma de outro. Basta o candidato pagar, tirar uma foto com fundo branco e três minutos depois saía com o futuro material de propaganda nas mãos: sua imagem impressa entre o presidente e a ministra. Na fila, os candidatos a amigos de Lula e Dilma vinham de todos os partidos, até da oposição. Alguns, mais constrangidos, afirmavam que usariam a foto apenas para guardar como lembrança do encontro em Brasília. A maioria, no entanto, admitia sem pudores que faria uso político da foto.